top of page

 O DEMGI

O Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu inclui actualmente na sua oferta formativa os cursos de Licenciatura em Engenharia Mecânica e em Gestão Industrial, o Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e os Cursos de Técnico Superior Profissional em Manutenção Industrial, Tecnologia automóvel; Energia e Climatização e em Energias Renováveis (este último em parceria com os Departamentos de Ambiente e Engenharia Electrotécnica). Uma equipa de vinte e cinco docentes, dois técnicos superiores e um assistente técnico desenvolvem as suas actividades no seio do Departamento, em cujos cursos se podem contabilizar cerca de trezentos e cinquenta alunos.



O corpo docente, maioritariamente jovem, inclui quatorze doutorados e um especialista, bem como dez doutorandos. A sua dinâmica reside, para além do desempenho lectivo, na constante preocupação com a respectiva formação académica e com o envolvimento em trabalhos de investigação científica.

Recuando vinte anos ao encontro dos primórdios do Departamento, recorda-se a criação do curso de Bacharelato em Produção e Manutenção Industrial, o qual passou posteriormente a designar-se como curso de Engenharia da Produção e Manutenção Industrial, tendo assumido em 1995 a designação de curso de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, que manteve até à adequação resultante do Processo de Bolonha. No ano lectivo de 1998/1999, entrou em funcionamento o segundo ciclo conducente ao grau de Licenciatura. Como resultado da implementação do Processo de Bolonha o Departamento passou, a partir de 2006/2007, a disponibilizar dois cursos de Licenciatura: Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial. Em 2008/2009 ingressam os primeiros alunos do Curso de Especialização Tecnológica em Energia e Climatização. Em 2009/2010 teve início a 1ª edição do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. E finalmente em 2011/2012 entra em funcionamento o Curso de Especialização Tecnológica em Energias Renováveis. E mais se seguirá…

Passados vinte anos e efectuando um curto balanço antes de olhar o futuro, importa constatar que a missão até aqui desempenhada dependeu do contributo de muitas pessoas. Pessoas que tornaram o Departamento naquilo que é hoje: um espaço de partilha de conhecimento e de experiências, de concretização de ideias, de procurar compreender e aprender a executar, de encontrar soluções. Enfim, uma aprendizagem para a vida, em todos os sentidos. Um pensamento em particular para os ex-alunos que efectuaram a sua formação académica no Departamento e desenvolvem a sua actividade profissional em diferentes áreas. O seu sucesso é o reflexo de um sentimento de concretização de objectivos assumidos.

E o futuro? Num mundo de incertezas é importante que se aposte numa cada vez mais adequada e diversificada formação, capaz de munir os futuros profissionais com as competências que lhes permitam ombrear com os melhores. É verdade que se exige que se faça mais com menos recursos. Mas o desafio é aliciante. A perspectiva de internacionalização também é determinante. Num mundo de cada vez de menor dimensão virtual, torna-se vital que as portas se encontrem abertas para um intercâmbio internacional a todos os níveis e em ambos os sentidos. A ambição é grande, mas não foi sempre esta a postura do DEMGI?

  • Wix Facebook page
  • c-youtube
bottom of page